Liberado aplicativo Xô Aedes para denúncia de criadouros do Aedes
A partir de agora qualquer pessoa que possua um smartphone já pode acessar o aplicativo de celular “Xô Aedes” ( www.xoaedes.com.br) para fazer denúncia de possíveis focos do mosquito, enviar foto, comentário e ainda acompanhar a ocorrência registrada numa página na internet. O lançamento aconteceu na quarta-feira, no QG de Combate ao Mosquito, em solenidade que reuniu o secretário de Saúde de Itabuna, Paulo Bicalho, a diretora de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde, Luciana Pinheiro, e demais diretores.
As demandas encaminhadas serão visualizadas num painel instalado no Departamento de Vigilância Epidemiológica e atendidas pelos agentes de Controle de Endemias. O programa pretende agilizar o tempo entre a denúncia dos cidadãos e a ação dos agentes e principalmente, visa trazer a população para junto da Secretaria de Saúde, tanto no processo de notificação quanto no de monitoramento dos possíveis focos do inseto.
O secretario Paulo Bicalho informa que aplicativo não toma muito espaço na memória do celular, é pequeno, fácil de usar e ainda possui GPS, o que facilita a localização exata do ponto denunciado. Esta é mais uma ação da Secretaria de Saúde voltada para o controle e combate do Aedes aegypti , visando devolver à população uma cidade livre da epidemia da tríplice virose que se instalou desde o ano passado, causando sérios danos à saúde pública.
“Não mediremos esforços para manter as ações já em execução e buscar outras que contribuam para zerar com a dengue, chikungunya e a zika vírus que afetou quase 50 mil pessoas em Itabuna. Estamos trabalhando para isso e os resultados começam a surgir, com a queda no número de infestação e de notificações”, discursou.
Ainda durante a solenidade, o secretário destacou o trabalho dos agentes de Controle de Endemias, cuja atuação tem sido fundamental no controle e combate ao mosquito. Também ressaltou a interação da comunidade que segundo ele, tem atendido aos apelos feitos pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Com tudo isso aliado ao conjunto de ações, podemos dizer com segurança que todo o esforço tem valido a pena, já que estamos conseguindo reduzir as notificações. Mas nosso objetivo é zerar totalmente, por isso vamos continuar trabalhando firmemente”, garantiu.